quinta-feira, 9 de abril de 2015

DE QUEM É ESTE PERFIL?

Campeã Regional/Bauru (11 anos consecutivos)
Campeã Paulista (mais de 10 vezes)
Campeã Brasileira pela ABQM (5 vezes)
Campeã do Congresso Brasileiro pela ABQM (6 vezes)
Campeã da Copa dos Campeões (2 vezes)
CAMPEÃ MUNDIAL, em 2.009, na ITÁLIA
Este perfil é de uma amazona lençoense, que passou pelas minhas mãos, quando fez a quarta série no Grupo Escolar Esperança de Oliveira. Uma menina muito linda, que como suas coleguinhas de turma, seguiu sua trajetória, buscando a realização profissional. Esta menininha me deu muito trabalho. Ao contrário da professora que adorava ensinar matemática, tinha muita dificuldade na matéria. Deve estar lembrada de minha paciência ao lidar com ela. Quando toda a classe estava absorvida em realizar os exercícios propostos, eu puxava a minha cadeira e me colocava ao seu lado, procurando auxiliá-la, principalmente, na divisão. Método breve, nem pensar. Era só pelo longo. Tabuada tinha que estar na ponta da língua. Teste rápido todos os dias. Sua mãe era presença constante na escola. Acompanhava de perto a filha. Seu pai, de família tradicional de Lençóis, tinha um hobby que lhe rendeu algumas vezes muita dor de cabeça. Era um exímio caçador. Minha aluninha vivia me prometendo uma ave deliciosa, fruto das caçadas de seu pai. Eu já conhecia a deliciosa carne de perdiz, pois meu pai também foi caçador. Não é que um dia fui presenteada com ela? Minha aluninha, dona de um sorriso invejável, que ilumina seu rosto, tinha que ser uma amazona. Sua infância foi na mesma casa que seus pais moram até hoje. A natureza exuberante por todos os lados. Animaizinhos, tanque com peixes, cachorros, um verdadeiro paraíso no meio da cidade. Quando fez o quarto ano, convidou-me para sua festa de aniversário. É claro que fui, como também todos os coleguinhas da classe.
Acredito que estejam curiosos para saber de quem estou falando. Trata-se de ANA PAULA ZILLO, filha de João Baptista Zillo e Ana Maria Ramirez. Ana Paula Zillo, 36 anos, desde os sete anos de idade monta a cavalo e compete. Perdeu as contas de quantas provas já venceu neste tempo todo. Estima que tenha mais de 500 troféus. Ana Paula é referência para crianças e adolescentes em todo o Brasil. São suas estas palavras: ”Quero competir ainda durante muitos anos. É minha paixão”.  Ela está linda na capa da revista O COMÉRCIO,  uma homenagem pelo Dia Internacional da Mulher. Parabéns, ANA PAULA!

domingo, 5 de abril de 2015

Penúltima Sessão da Câmara Municipal de Lençóis Paulista

Sempre que posso, vejo na TV Prevê, a reprise da Sessão da Câmara Municipal que acontece toda segunda-feira em Lençóis Paulista. Confesso que não gosto daquela leitura enfadonha feita pelo secretário da mesa e votada, em seguida, pelos senhores vereadores.  Prefiro ouvir os debates. Porém, são poucos os vereadores que têm o dom da palavra, mas desta vez eu tinha um motivo especial para segurar minha impaciência e ficar focada num assunto muito importante que ia ser votado: o Estatuto do Magistério Público Municipal. Sabia que na sessão anterior à discussão, ou melhor, o debate, tinha sido caloroso. Mas havia pontos polêmicos que precisavam ainda de um tempo maior para serem aprovados. E foi exatamente isto que aconteceu. Há uns tempos, mudaram a jornada do professor municipal, tornando impossível para ele, acumular um cargo no município e outro no estado. Queriam que o professor municipal trabalhasse exclusivamente para o município. Agora, querem redução na jornada, para que possam acumular. E parece-me que foi aprovado. Outros pontos polêmicos ficaram para serem votados nas escolas por todos os professores. Toda a Câmara se dispõe a acompanhar e fiscalizar esse processo, para que realmente retrate a vontade da maioria. Tenho certeza de que quem me acompanha no blog deve estar se perguntando porque meu interesse por esse assunto. Porque gosto de acompanhar tudo que se refere à educação, embora eu não seja funcionária municipal. Esse processo de erros e acertos, esse vai e vem, mostra como é difícil acertar. O que foi bom ontem, já não é mais hoje. Espero que diante das mudanças já aprovadas, o resultado apareça em uma melhor qualidade de ensino. A fala de um nobre vereador é que me levou a escrever esta página. Ao ocupar a Tribuna, ele fez menção às suas primeiras professoras: Maria Ângela Trecenti Capoani, que o alfabetizou, Dulcinéia Orsi Morelli, professora do segundo ano e Anna Dorothy Pirozzi Seoli, professora do terceiro e quarto anos. Ao falar de suas primeiras mestras, expressou sua gratidão pelo trabalho feito com carinho, dedicação, competência e muita doação. Lembrou-se de um mimo que ganhou de sua professora D. Dorothy: versos pirografados num retângulo de madeira, mas que ficaram gravados também em sua memória. Recitou-os e um colega o chamou de vereador poeta. Tipó, o nobre vereador poeta, homenageou assim todos os professores que têm em suas mãos a formação das novas gerações. 

quarta-feira, 1 de abril de 2015

ESCOLA ARRECADA FOTOS ANTIGAS PARA EXPOSIÇÃO DE SEUS 90 ANOS

Este título me chamou atenção quando lia, no Jornal de Bauru, as páginas dedicadas à Cultura. Uma foto pequena trazia a figura do diretor da Escola Guedes de Azevedo, Senhor Roberto Pallota, provavelmente em sua sala ou na Biblioteca da Escola, e sobre uma mesa, muitos álbuns de fotografia. Percebe-se que são antigos e que talvez façam parte do acervo cultural da escola. Comecei a ler o artigo e já no primeiro parágrafo fiquei encantada com  a iniciativa do diretor, pois  exatamente há um ano, nós também, em Lençóis Paulista, estávamos nos debruçando em um mesmo objetivo, ou seja, comemorar os cem anos do nosso querido Grupo Escolar Esperança de Oliveira. No referido artigo, o diretor fala que pretende até agosto, reunir o máximo possível do acervo fotográfico dos ex- alunos e comemorar em grande estilo. Eu me identifiquei muito com a intenção do atual diretor da escola, porque seu principal objetivo  é despertar nos atuais alunos da Escola Guedes de Azevedo, a consciência do trabalho pedagógico ali desenvolvido desde os tempos de sua mãe, quando introduziu, há trinta anos, uma metodologia de alfabetização . Marília Guedes de Azevedo Pallota é o nome de sua mãe e mantenedora da escola. Mais lindo ainda é o slogan que criaram para divulgar a comemoração dos 90 anos do Guedes de Azevedo: ”Nossa história vai além do portão da escola: está na casa, nos álbuns e na memória”. Parabéns ao diretor pela iniciativa. Os nomes dos grandes educadores não podem cair no esquecimento. É esta consciência  que não há dinheiro que pague. A valorização vem como fruto de um trabalho feito com responsabilidade, amor, dedicação. Foi com a intenção de colaborar com os festejos do Centenário do Esperança de Oliveira, que em março do ano passado, criei o meu blog, e até hoje  posto páginas dedicadas àqueles que souberam e sabem honrar a profissão de educador. Quem quiser colaborar, a escola tem todos os meios digitais à disposição. Coloca também seu telefone como meio de contato. Desejamos muito sucesso nesta valiosa iniciativa e que os frutos sejam doces para todos que ali deixaram sua marca