terça-feira, 15 de abril de 2014

Lágrimas vertidas

Assim que o Mestre de Cerimonial declarou aberto o Dia do Reencontro e a Comemoração dos 100 anos do Grupo Escolar Esperança de Oliveira, todos se levantaram para acolher a Bandeira Nacional, a Bandeira Paulista, a Bandeira de Lençóis e a Bandeira do Esperança de Oliveira.
As lágrimas caíram à vista dos pavilhões conduzidos por crianças com uniformes da época que eu fui criança. As meninas trajavam saia azul marinho, blusa branca e os famosos laços que levavam as cores: amarelo para o 1º ano, vermelho para o 2º, verde para o 3º e azul para o 4º. Sapatos pretos e meias brancas.
Os meninos trajavam calça azul marinho, camisa branca, gravatinha azul marinho e nelas as famosas listinhas brancas, cuja quantidade indicava o ano em que estavam.
Todos os presentes se emocionaram. Houve a execução do Hino Nacional Brasileiro e também do Hino de Lençóis, cuja letra faço questão de em uma próxima postagem colocar, pois é muito lindo. Seu Puério Zillo, já falecido, autor da letra, realmente conseguiu passar para os versos toda a emoção de ser um lençoense.
As falas foram se sucedendo. Norma Capoani, que também foi professora no Esperança de Oliveira, falou em nome da Cultura, estava muito emocionada. A Diretora da Educação, professora Lucimara Barbosa, também agradou com seu belo discurso. A Diretora atual, Professora Doutora Clarice, também fez uso da palavra nesse momento histórico. Com muita propriedade enfocou momentos marcantes desses 100 anos de serviços prestados à educação no município. Quem fechou as falas foi a Prefeita Isabel Cristina Campanari Lorenzetti. Abriu o coração e deixou as palavras fluírem com naturalidade e muita propriedade.
A seguir, os alunos do Esperança fizeram uma apresentação e cantaram o Hino da Escola. Logo após, foi inaugurada a sala de leitura que leva o nome da Professora Anita Nelli.
Finalmente, todos puderam entrar na escola e visitar a belíssima exposição de fotos, documentos, mobiliários, uniformes e material didático utilizados ao longo desses 100 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário