sábado, 14 de março de 2015

ABREM-SE AS GAVETAS DA MEMÓRIA

O dia tão esperado do lançamento do vídeo dos 100 anos  do Grupo Escolar Esperança de Oliveira, aconteceu. Com a pergunta: ”ONDE NASCE A ESPERANÇA?” e um texto como resposta, os autores do mesmo sintetizaram muito bem o que ali queriam retratar. Para quem não esteve lá e nem curtiu ainda, deixo aqui a minha apreciação. ONDE NASCE A ESPERANÇA? Nas memórias ou nos sonhos? Na emoção ou na razão? Foi para contar os sonhos e as memórias do Grupo Escolar Esperança de Oliveira, que os autores do mesmo voltaram ao passado e de lá trouxeram personagens que habitam outra dimensão do tempo: a dimensão das memórias. Algumas crônicas de vida, situações escolares interessantes e passagens curiosas entre os alunos e professores são lembradas como HISTÓRIAS REAIS passadas no Esperança de Oliveira. ABREM-SE AS GAVETAS DA MEMÓRIA. Retrocedemos no tempo, à Lençóis Paulista do início do século passado, quando nasce a escola.
Estávamos ali, no galpão lotado do Esperança, ansiosos para o lançamento. Cada detalhe do mesmo foi cuidado com muito carinho. Começa a exibição. Quarenta e cinco minutos de uma emoção indescritível. Uma verdadeira volta pelo Túnel do Tempo. Na montagem do filme, presente e passado se defrontavam o tempo todo .O presente, através da fala dos entrevistados e, o passado, na interpretação dos atores crianças, jovens e adultos .
Parabéns à Esfera Produções que soube captar tão bem a belíssima história de nosso grupo escolar. Parabéns ao elenco. Roubaram a cena: Norma Capoani e Bianchini, ex- professores, que, tranquilamente iam relatando suas memórias, e artistas contratados, que encenavam os fatos recordados. O desempenho dos artistas mirins, a Norminha e o Bianchini,  trouxeram a nossa memória cenas reais vividas em nossa infância. Parabéns a todos que deram seus depoimentos e que aparecem no filme. Após a exibição, com a voz embargada, tanto a Norma como o Bianchini posavam para as fotos ao lado dos atores mirins. Bons tempos! Vale a pena assistir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário