terça-feira, 25 de março de 2014

Amarelinho... como ouro

Estava no terceiro ano do curso primário. Nossa professora era a Dona Maria da Conceição Viegas Garbino, esposa do Diretor Elzo Terra Garbino. Excelente professora. No meu coração, na minha memória, ocupa um lugar muito especial. Lembro que em Geografia estudávamos o Estado de São Paulo, ficando o estudo do Brasil, para o quarto ano. Tínhamos um caderno de cartografia. Nele desenhávamos o mapa, coloríamos e colocávamos o que estávamos estudando: relevo, hidrografia, limites, enfim, tudo que nos era ensinado.
Lembro-me dos colegas do terceiro ano, mas me lembro de um de modo especial: o José Henrique. Não era daqui, mas morou com uma tia na rua Geraldo Pereira de Barros. Era loiro, não lembro se tinha olhos azuis, mas era um menino muito bonito, inteligente, aplicado. O que ele sabia fazer como ninguém, era pintar os mapas, preenchendo o seu interior com uma uniformidade, que por mais que eu tentasse fazer igual, não conseguia.
Os mapas do Estado de São Paulo pintados por ele ficavam amarelinhos, amarelinhos, brilhavam como ouro!
Por onde andará o José Henrique?
Lembro-me da técnica que usávamos quando não tínhamos o dom de colorir deslizando o lápis de cor. Usávamos a gilete e, com muito cuidado, fazíamos um pozinho sobre o papel, como se estivéssemos afinando a ponta do lápis. Depois, com um algodãozinho, esfregávamos aquele pozinho sobre toda a superfície a colorir. Azul para o oceano, verde para as matas e assim íamos dando cores aos desenhos.
Dona Maria teve quatro filhos: Leda, José Antonio, Lia e Elzinho. Quando o casal veio para Lençóis, morou em uma casa alugada na rua 9 de julho, próximo à padaria do Mário. Com o tempo, construíram na rua Virgílio Rocha, bem próximo à minha casa e do Esperança de Oliveira. Tanto para ir trabalhar no Esperança como professora,  como no Paulo Zillo já como diretora, passavam obrigatoriamente pela porta de minha casa. Vi seus filhos crescerem. Fui professora da Lia e depois do Elzinho. Para a Lia, dei aula o ano todo. Para o Elzinho, apenas iniciei o ano, pois fiquei comissionada para fazer o Curso de Formação de Administradores Escolares.
Tenho contato com família da Dona Maria até hoje, através do Elzinho, que reside em um sítio em Lençóis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário