sábado, 29 de março de 2014

O Ipê Amarelo (Homenagem à Professora Vera Braga Franco Giacomini)

Quem não se lembra do ipê amarelo do Esperança de Oliveira? Ficava no pátio que dá para a rua Dr. Antonio Tedesco, próximo à esquina. Seus galhos se derramavam sobre o muro, alcançando a calçada da rua. Na época da florada, era uma festa para os olhos.
Todas as pessoas que subiam e desciam pela rua Dr. Antonio Tedesco contemplavam, embevecidas, a sua florada.
Mas o que aconteceu com o majestoso ipê amarelo? Hoje ele não existe mais. A necessidade de uma quadra de esportes para a prática de Educação Física o colocou no chão. A cidade inteira sentiu, mas uma pessoa, de modo especial, ficou na minha lembrança como a mais ferrenha defensora do ipê amarelo, Vera Braga Franco Giacomini, uma das melhores professoras de português que Lençóis já teve.
D. Vera veio muito jovem para Lençóis. Casou-se com o Sr. Gerson Giacomini, irmão das também professoras Juraci e Marisa. Seus filhos nasceram em Lençóis. Morava também muito próximo do Esperança, mas lecionou a vida toda no Virgílio Capoani.
Saudades da D. Vera e que privilégio ter sido sua aluna. Suas aulas nos marcavam profundamente. Partindo de um texto, ela englobava todas as noções que queria nos transmitir. Quando falava do autor, era como entrar no túnel do tempo. Passávamos a viver de acordo com a época do escritor. Sua didática era completamente diferente dos demais professores. Era muito abrangente. Quando terminava a aula, o quadro estava completamente tomado. D. Vera riscava, escrevia, parecia que queria representar tudo que nos transmitia. Os grandes escritores desfilavam aos nossos olhos com a maior competência da mestra. Da literatura nacional à literatura mundial. Olavo Bilac, Casimiro de Abreu, Gonçalves Dias, Machado de Assis, Rui Barbosa, Castro Alves, Camões e tantos outros preenchiam suas aulas. Tive a sorte de tê-la como professora nos quatro anos de ginásio.
Temos em Lençóis o bairro da Cecap, cujas ruas recebem o nome de escritores famosos e, é lá, que D. Vera foi homenageada, dando nome a uma escola.
O Professor Célio Pinheiro deu continuidade ao trabalho de D. Vera, no Curso Normal, já direcionado para Literatura Infantil, público alvo da nossa formação.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário