Quem me segue no Blog, com certeza já sabe o quanto a Nancy
representa para mim. Nancy e Dinorah foram as primeiras professoras
com quem trabalhei lado a lado. Foi com elas que aprendi muito do que sei.
Foram duas grandes mestras e amigas. Dinorah saiu da sala de aula para ser
Coordenadora Pedagógica. Nancy nunca
deixou a sala de aula. Era uma especialista em matemática. Trabalhava muito
bem o sistema de numeração decimal, que era a base para a aquisição das
operações decimais. A divisão era a operação mais difícil para os alunos
dominarem. Nancy era especialista no ensino desta operação pelo processo longo.
Dominado o processo, as crianças, rapidamente, passavam para o breve. Quantas
vezes, nas reuniões pedagógicas, Nancy era escalada para transmitir suas
experiências pedagógicas aos colegas. Era essa técnica que D. Maria, nossa
Diretora, usava para capacitar seus professores. A troca de experiências era o
melhor treinamento. É claro que Nancy se destacava nas outras matérias também.
Foi com ela que aprendi a levantar os desejados Padrões de Comportamento dos alunos ao longo do ano. Era uma
estratégia para tirar dos próprios alunos um conjunto de regras que ditariam o
comportamento de cada um em sala de aula. Estabelecidas as regras, tinham que
ser cumpridas. Havia penalidades para o não cumprimento. Como dava resultado!
Fizemos o Curso de
Administração Escolar, completamos com a Faculdade de Pedagogia, prestamos concurso para Coordenadora Pedagógica, mas as regras mudavam tão
rápido, que não deu tempo de sermos aproveitadas. Nancy e eu, continuamos na
sala de aula.
Nancy tinha o hábito
de colar no seu Diário de Classe, as fotos de seus alunos. Eram fotos três
por quatro, dessas de documento. Ela deve ter ainda guardadas. Achei a ideia
maravilhosa. Comecei a fazer o mesmo. Tenho, ainda, muitas delas guardadas. Não
me separo delas de jeito nenhum. Muitas são do tempo do nosso orfeão.
Como não fomos aproveitadas como Coordenadoras Pedagógicas,
passamos a dar aulas também no Curso Normal, no Virgílio Capoani, até
que inventaram a tal da Jornada Integral, ou seja, o professor primário
passou a trabalhar dois períodos (dobrou a jornada).
Já estávamos em final
de carreira. Muitas conseguiram dobrar o período, outras se aposentaram
pela média, pois não havia classes suficientes ou já estavam com a liquidação
do tempo em mãos.
Continuamos muito amigas até hoje. Sempre nos lembramos, com
saudades, de nossa trajetória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário