sexta-feira, 10 de outubro de 2014

OUTRA ESPECIALISTA EM ALFABETIZAÇÃO: DULCINÉIA ORSI MORELLI

Depois de dez anos lecionando fora de Lençóis, trabalhando, na maioria das vezes, na zona rural, nas chamadas escolas isoladas, Dona Dulce, como carinhosamente era chamada, veio removida para o SEGUNDO GRUPO ESCOLAR DE LENÇÓIS PAULISTA (atual Dr. Paulo Zillo). A partir de então, tornou-se especialista em alfabetização. Quantas crianças aprenderam a ler e escrever com a D. Dulce. Dona de uma caligrafia invejável, conseguia fazer de seus alunos verdadeiros imitadores dela. D. Maria da Conceição, nossa diretora, dizia: Dulce, até a letra de seus alunos é igual a sua! D. Maria era uma grande incentivadora de seus professores.
D.DULCE veio removida para o Segundo Grupo Escolar de Lençóis Paulista no segundo semestre do ano de 1965, no mesmo ano e mesmo semestre em que eu ingressei. Duas salas de aula foram improvisadas no galpão do ELIZA DE BARROS. Tinham paredes de madeira que não iam até o teto, para poder receber claridade. Foi um tempo difícil, mas a alegria de estar em casa, as colegas de trabalho, a excelente diretora, a certeza da mudança em breve para um prédio melhor, nos animava muito.
Na minha lembrança, a DULCE aparece sempre impecavelmente vestida, maquiada, cabelos arrumados, uma figura esguia, elegante. Nunca faltou um batonzinho em seus lábios. O professor era, realmente, um modelo: admirado e imitado.
Também foi protagonista das muitas reformas de ensino, porém, nunca abandonou o velho, para mergulhar no novo, mesmo que para isso tivesse que fazer alguma coisa às escondidas. Isto aconteceu, principalmente, quando foi introduzido o método global de alfabetização. Teve o bom senso de recorrer muitas vezes à experiência acumulada ao longo dos anos alfabetizando pelo método tradicional.
D. Maria, nossa Diretora, às vezes nos colocava em apuros. Certo dia, entrou na classe da Dulce e pediu: Dulce, prepare rapidamente uma leitura com seus aluninhos! O DELEGADO DE ENSINO vem nos fazer uma visita e quero que você mostre a ele como estão lendo bem! Não preciso dizer que ela ficou apavorada. Submeter o seu trabalho à apreciação de um DELEGADO DE ENSINO? Uma professora do nível de uma DULCINÉIA só pode ter recebido elogios do Delegado, como também da diretora e dos colegas. Muitas vezes, a pedido da D. Maria, Dulce deu aula para o segundo ano, aprimorando ainda mais o trabalho desenvolvido no primeiro.
Tive a felicidade e orgulho de ter sido professora de suas duas filhas: SILVANA e SÍLVIA, hoje casadas, com filhos, que enchem de alegria e orgulho o coração desta avó coruja!
Obrigada Dulce. Esta página é muito pequena para conter todas as lembranças lindas que guardo de você e de sua dedicação ao MAGISTÉRIO! Que Deus a abençoe e lhe permita curtir ainda por muitos anos a sua merecida aposentadoria! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário