terça-feira, 23 de setembro de 2014

“AS CASINHAS“

Com o professor Nelson Brollo aprendemos as técnicas para trabalhar os conteúdos de Matemática. O PROGRAMA DO ENSINO FUNDAMENTAL detalhava série por série, não só o conteúdo, como também a metodologia de todas as matérias. Era sobre ele que me debruçava para dominar o que ainda me faltava. Matemática era o meu xodó. Alunos inteligentes, pais que acompanhavam e cobravam o trabalho do professor, me motivavam a crescer. Tempo eu tinha, por isso sempre me dediquei muito. Para ensinar o conteúdo do sistema de numeração decimal, adotava o processo das casinhas e associava a uma historinha da família. Cada unidade representava um membro da família: o pai, a mãe, o primeiro filho, o segundo filho, e assim por diante. As quantidades iam aumentando, até que não cabiam mais na casa. Era preciso, então, mudar de casa. Para não perder ninguém na mudança, iam todos juntinhos, abraçadinhos, amarradinhos. A casa só comportava 9 pessoas, toda vez que chegava a décima, era preciso fazer a mudança para uma casa maior. A primeira casa tinha o nome de CASA DAS UNIDADES, a segunda casa, CASA DAS DEZENAS e assim por diante. O processo de mudança se repetia toda vez que a casa ficava pequena. Assim, íamos avançando no processo de formação das dezenas, centenas, unidade de milhar, aprendendo a contar. Até aí, tudo era assimilado concretamente.
Havia uma vantagem de trabalhar com três séries ao mesmo tempo. Os alunos mais rápidos ficavam sempre prestando atenção no professor e acabavam dominando conteúdos das séries mais avançadas. Alguns conteúdos eu conseguia trabalhar com a primeira e segunda séries juntas, ou segunda e terceira. Eu nunca subestimei meus alunos. O desafio sempre foi uma forma de levá-los ao crescimento.
Foi Seu Alberto Rezende, Inspetor Escolar, que voltando várias vezes na minha escola, me convidou para dar palestras para outros professores, ensinando-os a trabalhar com o Sistema de Numeração Decimal. Na época, dei palestra até em São Manuel. Aonde eu ia, levava as minhas casinhas feitas de caixas de papelão. Por muito tempo trabalhamos assim. Depois, com tanta mudança no ensino, o termo casinha foi substituído por LUGAR: lugar das Unidades, lugar das Dezenas, lugar das Centenas, etc.
Os “tronquinhos” foram substituídos por palitos de sorvete, as “casinhas”, pelo Cartaz Valor de Lugar, o “barbante” para amarrar a “família”, pelo elástico, mas a essência continuou a mesma.
Muito obrigada, Seu Alberto! Tiro o chapéu para o Senhor!

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